EQUIPE

InfoAmazonia

Gustavo Faleiros, coordenador
Jornalista formado pela PUC-SP com mestrado em Política Ambiental pelo King’s College da Universidade de Londres. Trabalhou como repórter da editoria Brasil do jornal Valor Ecônomico de 2001-2004 e, entre os anos de 2006 e 2014, como correspondente em Brasília, além de editor e diretor-executivo do site O Eco, onde foi responsável pelo lançamento dos projetos oecoAmazonia e o Laboratório de Inovação em Jornalismo Ambiental. Em 2012 lançou o projeto mapasColetivos em parceria com a jornalista Juliana Mori. Duas vezes bolsista Knight pelo Centro Internacional para Jornalistas, atualmente coordena o InfoAmazonia e atua como secretário-geral da Earth Journalism Network
Thiago Medaglia, redator e editor
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, atua como editor-de-projetos-especiais no site infoamazonia.org; foi editor (e é repórter freelancer) da revista National Geographic Brasil; foi diretor-editorial na Editora Horizonte e editor-assistente da revista (Os Caminhos da) Terra, entre outras publicações; coautor de cinco livros sobre meio ambiente, entre eles A riqueza de um Vale, trabalho do fotógrafo Ricardo Martins premiado com o segundo lugar no Jabuti em 2012; como repórter, viajou para 20 estados brasileiros; bolsista do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) no programa “Um caminho digital para o empreendedorismo e a inovação na América Latina”.
Flavio Forner, Fotógrafo e Programador web
Formado em Arquitetura e Planejamento Urbano, trabalha como fotógrafo e videomaker freelance. Colabora com os jornais The Washington Post, Los Angeles Times, BBC, Al Jazeera e RTL TV entre outras mídias, bem como instituições ambientais e humanitárias como a Conservação Internacional, ONU, Habitat para a Humanidade e Cruz Vermelha. Interessado em storytelling documentários e ensaios de fotojornalismo sobre questões globais contemporânea. Em 2010, ganhou um Prêmio de Excelência da Society for News Design.
Laura Kurtzberg, Desenvolvedora
Analista de Dados em InfoAmazonia, estuda Ciêncas da Informação, Tecnologia e Arte na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Interessa-se pela idéia de que tecnologia de informação e comunicação, aliadas ao uso da internet, podem ajudar a prevenir e a remediar crises globais. Foi estagiária em vários seguimentos, desde bolsista no Santa Fe Institute (centro americano dedicado à disseminação da ciência e do conhecimento), à administrar as redes sociais do Iskashitaa Refugee Network, que atua no auxílio a refugiados de vários países. Em seu tempo livre, treina capoeira.

Dados e Pesquisa

Dr Mark Mullingan, Coordenação de pesquisa
Mark Mulligan completou a sua licenciatura em geografia na Universidade de Bristol em 1991. Após um breve período nas florestas tropicais de Brunei, ingressou no King’s College de Londres, para o seu doutorado em Hidrologia. Mark assumiu o cargo de professor de Geografia no King’s College em Setembro de 1994 com a idade de 24 anos e, desde então, ensina e pesquisa no Departamento sem interrupção – à exceção de um ano (2003-2004) destacado para pesquisa no Istituto di Botanica, Universita ‘di Napoli, Itália. Em 2003, foi nomeado Reader em Geografia e, em 2004, foi premiado pela Royal Geographical Society por sua atuação inovadora no “monitoramento de sistemas ambientais”.

Mark tem um grande interesse na pesquisa de campo, bem como no desenvolvimento em modelos de simulação e de sensoriamento remoto. Ele mantém uma série de grandes bancos de dados ambientais de livre-acesso, (disponíveis em sua página Impact, Innovation & Outreach).

Mark é membro-sênior do Programa Ambiental das Nações Unidas no Observatório do Centro Mundial de Monitoramento e Conservação (UNEP-WCMC), adjunto de Doutorado da Faculdade de Pós-Graduação da Universidade do Texas, nos Estados Unidos (2007-2012) e é um dos criadores da Co$ting Nature.

Jhon Jairo Tello, Engenheiro de Sistemas
Cursa pós-graduação na Universidade Cooperativa da Colômbia desde 2011. Atua no site Terra-i, onde também auxilia em diferentes partes do software Terra-i. Tem conhecimento de diferentes tecnologias de programação para visualização de dados e informações geoespaciais em geral, como JAVA, APIs do Google, CartoDB, MapBox, entre outros. Ajudou a desenvolver os mapas visualizados nesta plataforma.
Alejandro Coca Castro, Agrônomo
Candidato ao mestrado em Monitoramento Ambiental, Modelação e Gestão do King’s College de Londres. Atuou recentemente como assistente-de-pesquisa no Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). Participou das análises de dados geospaciais do projeto Terra-i. Ele também colaborou em diversos projetos sobre tomada de decisão em políticas ambientais e de uso da terra em diversas escalas geográficas. Alejandro acredita na utilização de ferramentas de SIG, com uma forte compreensão das estatísticas, análise espacial e da automação de tarefas complexas usando R e Python. Ele também participou do desenvolvimento dos mapas visualizados nesta plataforma.